Nathalia Capellini

Nathalia Capellini fala sobre "Ditadura militar brasileira entre destruição e proteção ambiental". Ela é doutora em história pela Universidade de Versalhes, com uma tese sobre a barragem hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins. A partir das perspectivas da história ambiental e dos estudos da ciência e tecnologia, ela trabalha sobre a história da ditadura militar na Amazônia e também sobre a expansão hidrelétrica na América Latina durante o século XX.

Claiton Marcio da Silva

Claiton Marcio da Silva (UFFS) fala sobre "O Soyaceno: Antropoceno, Agricultura e Meio Ambiente". Ele é doutor em História das Ciências (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz, 2009) e professor associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (Chapecó, Brasil) nos cursos de graduação e mestrado em História; atualmente é pesquisador Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil (CNPq) e em 2021 será novamente bolsista do Rachel Carson Center for Environment and Society da Ludwig-Maximiliams University of Munich. Têm lecionado e pesquisado sobre história das ciências, tecnologia e meio ambiente, atualmente liderando um projeto de pesquisa sobre a expansão global da soja. Como parte desse projeto, ele coordena uma rede de pesquisadores com sede na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia com o objetivo de explorar os vínculos entre a expansão da soja e o Antropoceno - ou, em suas próprias palavras, o Soyaceno. Também escreveu e publicou diversos artigos sobre a expansão agrícola sobre os Cerrados. Ele é autor de "De agricultor um agricultor: Nelson Rockefeller e a modernização da agricultura no Brasil" (2015).

Debate

Participação de Lourdes Vicente (MST), Rosani de Fátima Fernandes- Kaingang (Federação dos Povos Indígenas do Pará) e Antoine Acker (Universidade de Zurique/ Centro Rachel Carson de Munique).

 

Mediação Natália Guerellus.

© 2020 - CRIADO POR DOING IDEIAS

logo1.png
logo2 .png
logo3.png
unnamed_cópia.png