top of page

4º SEMANA :

PARA ALÉM DA MORAL E DOS BONS COSTUMES

Érika Cardoso

A professora brasileira Érika Cardoso fala sobre "Reflexões sobre os discursos morais no Brasil: o pudor como pauta pública". Ela é graduada, mestre e doutora em História Social pela UFF, pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC-UFF) e diretora científica da APEB-Fr. Foi pesquisadora bolsista na Fundação Biblioteca Nacional. Tem se dedicado à análise das representações sexuais e sua relação com os discursos morais mais amplamente difundidos no Brasil e na Europa, entre os séculos XIX e XX.

Renan Quinalha

O professor brasileiro Renan Quinalha  fala sobre "Contra a moral e bons costumes: LGBTs na ditadura brasileira". Ele é professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Professor visitante na Unicamp (2018). Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade. Foi Visiting Research Fellow no Watson Institute da Universidade de Brown. Publicou o livro “Justiça de Transição: contornos do conceito” (Expressão Popular, 2013) e co-organizou as obras “Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade” (EdUFSCar, 2014) e "História do Movimento LGBT no Brasil" (Alameda, 2018).

Maurício Brito

O professor brasileiro Maurício Brito fala sobre "'Um verdadeiro bacanal, uma coisa estúpida': anticomunismo, juventude e ditadura". Ele é professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social UFBA. Entre abril de 2018 e março de 2019, realizou um estágio pós-doutoral na UFMG/ Universidade do Porto pesquisando sobre "Anticomunismo, juventude e ditadura". Publicou o livro "Capítulos de uma história do movimento estudantil na UFBA (1964-1969)" (EDUFBA, 2016).

Debate

Participação de Eliane Robert Moraes (USP), Ulisses Carrilho (EAV/Parque Lage) e James N. Green (Brown University).

Moderação Lucas Pedretti.

bottom of page