3º SEMANA :

HISTÓRIA - ARTE E CULTURA

Natália Guerellus

A historiadora brasileira Natália Guerellus fala sobre "A misteriosa história da “mulher que escrevia como homem”. Ela é professora na Universidade Lyon 3 Jean Moulin, Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e Vice-Presidente da Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE). Publicou os livros “História e Historiografia do Brasil República”, com a historiadora Fernanda Haag; “A velha devorou a moça? Rachel de Queiroz e a política no Brasil (1910-1964)”, e “Regra e Exceção: Rachel de Queiroz e o campo literário brasileiro”.

Debate

Debate com Mélanie Toulhoat (IHEAL - Paris), Ivan Lima Gomes (UFG) e Ivan Lima (CITCEM/ Universidade do Porto).

 

Moderação Lucas Pedretti (IESP/UERJ).

Ivan Lima

O historiador brasileiro Ivan Lima fala sobre “Como as canções contam a História do Brasil e viram armas de resistência política”. Ele é pesquisador do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura Espaço e Memória” (CITCEM) e doutorando em História na Universidade do Porto (Portugal). Estuda o canto de intervenção em Portugal e a relação com a música de protesto no Brasil e é responsável pela página @oquecresciouvindo, sobre Música Brasileira.

Wallace Andrioli

O historiador brasileiro Wallace Andrioli fala sobre "Cinema político no final da ditadura militar". Ele é graduado em História pela UFJF, mestre e doutor em História pela UFF, bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF.

© 2020 - CRIADO POR DOING IDEIAS

logo1.png
logo2 .png
logo3.png
unnamed_cópia.png