7º SEMANA :

OS INDÍGENAS NA HISTÓRIA DO BRASIL

Edson Kayapó

O professor Edson Kayapó (IFBA) fala sobre "As diversas roupagens das 'guerras justas' declaradas contra os povos indígenas no Brasil". Ele é indígena Kayapó, nascido no estado do Amapá, ativista do movimento indígena. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP. Fez mestrado em
História Social na PUC-SP. É graduado em História pela UFMG, com pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Unifap (2000).
Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). É autor de artigose livros sobre a temática indígena.

Juciene Ricarte

A professora Juciene Ricarte (UFCG) fala sobre "Refletindo sobre Fontes Históricas e diálogos interdisciplinares sobre povos indígenas na pesquisa e no ensino de história". Ela possui graduação em História pela UEPB (1993), mestrado em História do Brasil pela UFPE (1996), doutorado em História pela UFPE e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora Associada II da UFCG. Professora do Programa de Pós Graduação em História da UFCG. Investigadora Correspondente há oito anos do Centro de Humanidades (CHAM), Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de História, com ênfase na História do Brasil Colonial, Imperial, Estudos Étnicos e História Ambiental.

Giovani José da Silva

O professor Giovani José da Silva (Unifap) fala sobre "Indígenas na História do Brasil e das Américas". Ele possui graduação (licenciatura) e mestrado em História pela UFMS, especialização em Antropologia: Teorias e Métodos pela UFMT e doutorado em História pela UFG. Foi professor adjunto da UFMS (2009-2013) e atualmente, desde 2013, é professor adjunto da Unifap. Foi pesquisador colaborador pleno do DAN (Departamento de Antropologia) e docente colaborador do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Terras e Povos Indígenas, da UnB, onde realizou estágio pós-doutoral em Antropologia (2012-2013). Realizou, entre 2016 e 2017, um segundo pós-doutorado em História na UFF. É conselheiro e consultor da ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil, desde a 4.ª edição - 2012.

Debate

Participação de Rubens Valente (UOL), Carlos Trinidad (CHAM/UNL) e Vincent Carelli (antropólogo e cineasta).

 

Moderação Lucas Pedretti.

© 2020 - CRIADO POR DOING IDEIAS

logo1.png
logo2 .png
logo3.png
unnamed_cópia.png