1/1

O PROJETO

O História em Quarentena foi um projeto nascido em razão da necessidade de confinamento e de afastamento físico que a crise sanitária do coronavírus forçou no mundo em geral e no Brasil em particular. Com a ideia de aproximar as pessoas em torno de interesses comuns, e de continuar o empreendimento de divulgar o conhecimento histórico, mas também o conhecimento proveniente de outras ciências humanas e sociais, aproveitamos as possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais para reforçar o sentido de coletividade.
Desde o dia 23 de março de 2020, entramos no ar de segunda à quinta-feira pela internet com a participação de pesquisadores e pesquisadoras falando sobre alguma questão histórica, inserida em uma temática geral que mudou a cada semana. Durante a primeira semana do projeto, o tema transversal das transmissões ao vivo e do debate estava ligado à “História das doenças, epidemias e pandemias”. A segunda semana foi dedicada à temática “Violência de Estado e autoritarismo”. Em seguida, tratamos de vários temas que, por meio de periodicidades e formatos diversos, combinaram uma abordagem precisa dos acontecimentos internacionais e suas apostas, com um background de conhecimento histórico que acreditamos ser necessário para entender a situação brasileira e mundial.

Coordenação: Paulo César Gomes (NEC/UFF); Carlos Benítez Trinidad (USC/CHAM-UNL); Lucas Pedretti (IESP/UERJ);  Mélanie Toulhoat (IHEAL); Natália de Santanna Guerellus (Université Jean Moulin) e Mariana Meneses Muñoz (CHAM-UNL).

© 2020 - CRIADO POR DOING IDEIAS

logo1.png
logo2 .png
logo3.png
unnamed_cópia.png